Aparelhos Auditivos

Temos parceria com as melhores marcas de aparelhos auditivos disponíveis no mercado. Tecnologia avançada e designer inovador para uma excelente adaptação com qualidade sonora, discrição e conforto auditivo dos nossos pacientes.

Existem diferentes estilos de aparelhos auditivos, desenvolvidos para ajustarem-se às necessidades individuais de cada pessoa.

Modelos de aparelhos auditivos:
Microcanal/Intracanal
(CIC/ITC)
Receptor no canal
(RIC)
Adaptação aberta
(open fit)
Retroauricular 
(BTE)

Perguntas frequentes

O que é um aparelho auditivo e como funcionam?
Um aparelho auditivo é um sistema eletrônico amplificador que torna os sons audíveis para as pessoas que sofrem de perda de audição. O aparelho auditivo possui três componentes básicos: microfone, amplificador e receptor. Dentro de cada aparelho auditivo, o microfone capta as ondas sonoras do ar e as converte em sinais elétricos. Estes sinais são aumentados pelo amplificador e, em seguida, o receptor os converte em ondas sonoras novamente, e finalmente, tais ondas são direcionados para dentro do ouvido. Funcionam à bateria que devem ser trocadas a cada 5-15 dias, dependendo do modelo ou podem ser recarregáveis.

Como adquirir um aparelho auditivo?
Procure um serviço especializado em seleção e adaptação de aparelhos auditivos, faça uma consulta com um fonoaudiólogo que indicará o modelo de aparelho auditivo adequado para seu caso.

 

É possível eu escolher o formato do aparelho auditivo?
O formato ou estilo de aparelho é determinado de acordo com ao grau (nível) de perda que você apresenta. Após realizar uma avaliação auditiva é que o fonoaudiólogo poderá identificar quais estilos são adequados à sua perda e às suas necessidades.

 

Por que é indicado o uso de aparelhos nos dois ouvidos?
Porque aproximadamente 80% dos casos de perda auditiva ocorrem nos dois ouvidos. O usuário irá ouvir melhor com o uso de dois aparelhos auditivos. Isso é chamado de adaptação binaural. Anos de estudos e pesquisas mostram os inúmeros benefícios da adaptação binaural: som equalizado, mais natural; melhor compreensão da fala, principalmente em ambientes ruidosos, melhor localização da fonte sonora, entre outros.

 

O que posso esperar do aparelho auditivo?
O aparelho não restaura a audição perdida, porém melhora o entendimento de fala, pois o usuário irá escutar sons da fala que não estava escutando de forma clara; além de escutar sons de perigo e alerta. Principalmente promove uma mudança de comportamento, voltando a participar da vida social e familiar ao invés de se isolar em consequência desta dificuldade auditiva.

O que os atuais aparelhos auditivos oferecem ao usuário?
Aparelhos auditivos de tecnologia mais avançada, oferecem controle de volume automático ou programável; opções de programas, supressor de ruído, microfone direcional; bobina telefônica automática, atenuador de sons intensos, wireless (ajustes sincronizados entre os dois aparelhos de forma automática); DataLearning™ (o aparelho se ajusta automaticamente às preferências do usuário) e conectividade sem fio com equipamentos de audio e smartphones.

Aparelhos auditivos atuais conectam-se com smartphones e podem ser controlados por aplicativos

Os aparelhos auditivos podem ser usados juntos com os óculos?

Sim. Essa é uma preocupação comum, no entanto mesmo os aparelhos auditivos que se adaptam atrás da orelha podem ser facilmente utilizados juntamente com os óculos. Hastes dos óculos se encaixam perfeitamente do lado do aparelho auditivo. Quando você colocar ou remover seus óculos, pode ser que escute um barulhinho por um segundo. Isso ocorre porque a haste do óculos pode tocar no microfone do aparelho auditivo nesse movimento. 

 

Qual a vida útil de um aparelho auditivo?

Em média 4 anos. Além do desgaste natural que ocorre pelo uso contínuo do aparelho auditivo, o aperfeiçoamento tecnológico na indústria de aparelhos auditivos é constante, fazendo com que a tecnologia presente nos seus aparelhos auditivos possa ficar ultrapassada ao longo dos anos. 

 

Qual o valor de um aparelho auditivo?
O preço varia de acordo com o tipo de aparelho auditivo e a tecnologia deste. 

 

Quais são os cuidados necessários com os aparelhos auditivos?

Deve-se sempre seguir as orientações dadas pelo fonoaudiólogo, bem como tê-las por escrito para eventuais consultas.

•    Mantenha seu aparelho auditivo longe da água, umidade, poeira ou calor.

•    Retirar o aparelho da orelha antes de: tomar banho, aplicar tintura ou spray nos cabelos, utilizar secador de cabelos, praticar esportes, entrar em campos magnéticos ou de raio x (Ex: equipamentos médicos).

•    Coloque seu aparelho em um desumidificador durante a noite para que a umidade seja retirada.

•    Evite situações que exponham o aparelho a fortes impactos (Ex: prática de esportes)

•    Quando não estiver utilizando seu aparelho auditivo, mantenha-o desligado e se não for usá-lo por um longo período de tempo, retire a bateria.

•    Limpe seu aparelho com uma pequena escova ou uma flanela que veio com o aparelho. Não insira nenhum objeto na saída do som! 

•    Guarde seu aparelho auditivo fora do alcance de crianças e animais domésticos. Aparelhos removidos, mas não desligados podem produzir sons incômodos para alguns cães.

•    É recomendado que o seu aparelho seja enviado para assistência técnica pelo menos uma vez por ano para revisão e limpeza. Isso garante que o seu aparelho auditivo permaneça em adequado estado de funcionamento e conservação.

Parceiros: